Saúde

Paciente perde 120 quilos enquanto aguarda bariátrica em enfermaria adaptada para pessoas com obesidade extrema no RJ

16 de outubro de 2025
Fabio
22 visualizações

Internada no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), no Rio de Janeiro, a dona de casa Viviane da Silva Moreira perdeu 120 quilos em seis meses enquanto aguarda a realização de uma cirurgia bariátrica.

Ela está em uma das enfermarias adaptadas da unidade, criadas especialmente para atender pacientes com obesidade extrema.

O IEDE é o único hospital público do estado especializado nesse tipo de atendimento. Para acolher com segurança pessoas com obesidade grave, o instituto adaptou o ambulatório e uma enfermaria com equipamentos reforçados — como cadeiras resistentes, braçadeiras de pressão maiores e fitas métricas mais longas.

Dos 15 leitos de internação disponíveis na unidade, sete são adaptados para pacientes com obesidade. O hospital atende a população em geral por meio dos sistemas de regulação do SUS.

Os leitos e equipamentos têm capacidade para suportar mais de 300 quilos, e os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. O objetivo é o emagrecimento, mas também a recuperação de autonomia e autoestima.

O local atende cerca de mil pessoas no setor de endocrinologia por mês. Entre eles, cerca de 400 também buscam acompanhamento de nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e até profissionais de educação física.

Viviane conta que chegou a pesar mais de 300 quilos e sequer conseguia levantar da cama sozinha. Ela se emociona ao relembrar que está há seis meses longe de casa e dos filhos, mas afirma que não vai desistir.

Mais em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/10/15/paciente-aguarda-bariatrica-em-enfermaria-adaptada-para-pessoas-com-obesidade-extrema-no-rj.ghtml

Comentários

(0)

Deixe seu comentário

Seu comentário será revisado antes de ser publicado.

Comentários da comunidade