Esportes

Sesc RJ terá unidade em Campo Grande com piscina e estruturas de cultura, lazer, saúde e bem-estar

Complexo será erguido em área de 17 mil metros quadrados na Estrada do Monteiro, a poucas quadras do polo comercial do bairro mais populoso do Brasil. Licitação da obra deve ser publicada ainda este ano.

15 de outubro de 2025
Fábio
27 visualizações
Sesc RJ terá unidade em Campo Grande com piscina e estruturas de cultura, lazer, saúde e bem-estar

Depois de anunciar a construção de uma unidade em Jacarepaguá, na recém-criada Zona Sudoeste do Rio, o Sesc confirma agora a criação da sua primeira unidade na Zona Oeste. Será no bairro de Campo Grande, o mais populoso do Brasil, com mais de 350 mil habitantes. O projeto reforça a estratégia de ampliar a presença da instituição em regiões com alta densidade demográfica e forte demanda por serviços de cultura, esporte, lazer, educação, saúde e assistência.

A equipe de Engenharia trabalha no momento nas especificações da obra de modo a publicar o edital de licitação ainda este ano. O complexo será erguido num terreno de 17 mil metros quadrados junto à Estrada do Monteiro, número 350. Ele está localizado a poucas quadras do Calçadão de Campo Grande, polo comercial mais movimentado da região e ponto de convergência de milhares de trabalhadores e moradores.

Quadras esportivas, clínicas de saúde, piscina e biblioteca

A edificação contará com uma arquitetura setorizada em três blocos distintos, porém, totalmente acessíveis e interligados. A conexão será através de uma área arborizada planejada para receber atividades de lazer ao ar livre. A unidade terá praça central de convivência arborizada e descoberta, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, parque infantil (playground), clínica odontológica e espaço de saúde da mulher (exames de mamografia e Papanicolau).

Além disso, haverá galeria de artes, academia de ginástica, espaço de Arte, Ciência e Tecnologia, biblioteca, espaço Sesc+ Infâncias, restaurante, cafeteria e espaço multiuso, além de um parque aquático com piscina semiolímpica e estacionamento.

Painéis solares e aproveitamento da água da chuva

O diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, Fábio Soares, ressalta que o projeto foi concebido com forte ênfase em práticas sustentáveis e alinhamento às diretrizes internacionais de responsabilidade socioambiental.

“A eficiência energética é um dos principais pilares de sustentabilidade adotados na unidade, através de painéis solares estrategicamente posicionados na cobertura da edificação, que vão garantir uma produção de energia limpa e reduzir a dependência de fontes não renováveis. Soma-se a isso o sistema de reuso de água das chuvas, medidas que reduzem impactos ambientais e reforçam nosso alinhamento ao Pacto Global da ONU, do qual somos signatários”, explica o diretor.

A previsão é colocar a unidade em operação no segundo semestre de 2027.

Fonte: sescrio.org.br

Comentários

(1)

Deixe seu comentário

Seu comentário será revisado antes de ser publicado.

Comentários da comunidade